Aqui está uma pergunta que eu queria que discutissem uma vez que pode atingir diversos temas. O que é que vocês acham? As personagens principais dos livros devem ser bons ou maus. Quer dizer, quando uma história é contada na perspectiva do mau, essa personagem torna-se boa porque compreendemos o porquê das suas acções. Por exemplo, se o Senhor dos Anéis fosse contado na perspectiva do Sauron ou do Saruman, o Frodo e o Gandalf seriam os maus. Ou se o Harry Potter fosse contado na perspectiva do Voldemort, o Harry e o Dumbledore seriam os maus e os livros contariam a história de um homem odiado por todos. É simples mudar as perspectivas dos livros e mudar a história do livro dessa maneira. Mas o que eu quero perguntar é: acham que as personagens principais devem ser daquelas que são sempre boazinhas, nunca fazem mal a ninguém e amam tudo e todos (tipo Frodo e Harry) ou devem ser daquelas que matam para sobreviver, que têm como profissão matar e que odeiam todos (tipo Fitz da Saga do Assassino e o Drizzt das Planícies Geladas) ou ambos (tipo A Guerra dos Tronos)?
Até à próxima e... boas leituras!
Olá Pedro!!!
ReplyDeleteRelativamente às personagens serem boas ou más, acho que todas tem um lado bom e um lado mau! As suas acções é que definem quem elas são! =P
Acho que deve haver uma mistura de personagens principais "boas" e "más", para a história ficar mais interessante e vermos vários pontos de vista!
Kiril Yeskov escreveu um volume em que relata "Guerra do Anel" contado pela perspectiva dos orcs.
ReplyDeletePessoalmente prefiro quando as linhas entre bem e mal não são tão rígidas, deixando os limites serem impostos pelos leitores.