Sunday 11 March 2012

Eu como livros... (Nom nom nom)

Eu vejo que todos os bloggers começam sempre com um post a dizer 'Olá' e eu pensei: 'Bem, porque não? Para cativar leitores convém ser simpático'. Então aqui está o meu post a dizer 'Olá':

                              OLÁ!
Pronto, já está. Olá!
Não, estava a gozar. Antes de começar a 'bloggar' tenho de explicar quem sou e o que vou fazer.
O meu nome é 'Book Terminator', o 'Devorador de Livros'. Podem perguntar por que é que o meu nome está em inglês se sou português. O facto é que eu tenho outro blog, em inglês, por isso decidi ter um nome em inglês.
Como provavelmente já devem ter adivinhado, eu gosto de ler. Mas quando digo gosto, é porque gosto. Sou capaz de abrir um livro e ficar embrenhado nele durante horas a fio. Isto se o livro me agradar.
Por falar em agradar, este blog não vai servir simplesmente para dizer que li um livro. Não senhora! Neste blog vou fazer as minhas críticas aos livros, dizer se gostei ou não gostei, o que desgostei, o que achei das personagens, da escrita, da ideia, do enredo, das reviravoltas, dos cenários... Vou dizer se acho que vale a pena ou não. E por falar em dizer se acho que vale a pena ou não, os meus parâmetros de julgamento (ui! que profissional! parâmetros de julgamentos) são com estrelas, ou seja:
1 estrela para as personagens (se gosto das personagens o livro leva mais uma estrela, se não, menos uma)
1 estrela para a escrita (se é boa, uma estrela, se está horrivelmente mal escrito, menos uma)
1 estrela para a ideia/enredo (se é uma boa ideia e se nos mantém pegados ao livro, uma estrela, se não, menos uma)
1 estrela para o cenário (se o livro tem um cenário/local interessante mais uma estrela, se não, menos uma)
1 estrela para outras coisas (reviravoltas, frases que gostei, momentos que gostei, etc.)

E assim tenho a minha classificação:
se o livro tem 5 estrelas (excelente): leiam, re-leiam, e voltem a ler porque vai-vos transformar numa pessoa melhor
se o livro tem 4 estrelas (magnífico): leiam, é bom, vão adorar
se o livro tem 3 estrelas (está no limbo, é bom): leiam se quiserem. Não tem qualquer efeito secundário
se o livro tem 2 estrelas (mau): aconselho a não lerem porque... não leiam, simplesmente
se o livro tem 1 estrela (horrível): meu Deus! Destruam este livro! Efeitos secundários: dor horrível nos olhos após a leitura, possíveis danos cerebrais, poderá ter que aprender a ler outra vez. Tratamento: procure um livro cinco estrelas e leia

Este é o meu sistema. E a partir daqui vou começar a criticar livros e a atribuir estrelas.
(Se quiserem visitem a minha conta no Goodreads para saber o que ando a ler e o que quero ler: http://www.goodreads.com/user/show/7685691-pedro)

No comments:

Post a Comment