Saturday 19 May 2012

(Debate #2) Narração: primeira ou terceira pessoa? Ou pontos de vista?

Na minha opinião, prefiro quando os livros são contados na primeira pessoa, por exemplo os Jogos da Fome e O Nome do Vento. Porquê? Porque acho que é uma maneira de nós, leitores, compreendermos melhor as personagens. Assim, ao lermos a história contada pela personagem principal, é mais fácil compreender o que se passa, quais os dilemas da personagem, o que é que a personagem está a pensar, a sofrer, etc. Por exemplo, nos Jogos da Fome, o facto de ser narrado na primeira pessoa ajudou-me a entrar no mundo de Katniss, consegui compreender melhor a sua dor ao deixar a irmã para trás, o que passou na arena e se não tivesse sido narrado assim, acho que não tinha chorado quando a Rue morreu.

No entanto também há livros excelentes narrados na terceira pessoa como o Harry Potter e a Alex 9. O Harry Potter está no topo dos meus livros favoritos, para mim são dos melhores livros alguma vez escritos e todos os dias acordo com vontade de os ler outra vez. São narrados na terceira pessoa, certo, mas neste caso não impõe nenhum limite quanto ao facto de eu não compreender as personagens. Porque isso também depende da maneira como o autor escreve porque a J.K. Rowling apresenta-nos estas personagens mas ao longo dos livros conseguimos ver como elas evoluíram desde o anterior, como cresceram e conseguimos na mesma compreender os seus dilemas. E o mesmo acontece com a Alex 9 que também é escrito na 3ª pessoa, mas no entanto a Alex é uma das minhas personagens favoritas porque o autor consegue apresentá-la de uma maneira maravilhosa.
E depois há os pontos de vista e só ainda li uma série escrita desta maneira: As Crónicas de Gelo e Fogo. Sim, as Crónicas também estão no meu top de livros favoritos porque são simplesmente geniais e maravilhosas e... nem sei como dizer. Para quem não sabe o que são pontos de vista, é uma maneira de escrever em que se narra na 3ª pessoa mas cada "capítulo" é contado na perspectiva de uma certa personagem. Acho que se as Crónicas fossem contadas na primeira pessoa pela Danny ou pelo Robb ou pela Cersei, não seriam livros tão bons. E se fossem simplesmente contados na 3ª pessoa como no Harry Potter, na Alex 9 e no Senhor dos Anéis, também não seria a mesma coisa. Porque os pontos de vista esbatem a linha entre as personagens boas e más. Enquanto que na primeira pessoa as personagens inimigas são esta, esta e esta porque a pessoa que narra a história assim o diz, nos pontos de vista não sabemos quem é bom ou mau. Enquanto que no Harry Potter o mau é o Voldemort e no Senhor dos Anéis é Sauron e Sauruman, nas Crónicas não sabemos bem. É certo que todos odiamos a Cersei e o Joffrey porque eles querem matar as nossas personagens favoritas (como o Robb, a Danny, a Arya, etc), no entanto também as nossas personagens favoritas são más porque quando lemos um ponto de vista da Cersei ou do Jaime, o Robb, a Danny e a Arya passam a ser maus.


Ufff... Espero que me tenham compreendido porque isto da narração pode mudar um livro completamente. E agora, qual a vossa opinião? Primeira pessoa, segunda pessoa ou pontos de vista?

Até à próxima e... boas leituras!

4 comments:

  1. Gosto de qualquer coisa. Acho que a beleza está na narração em si e a maneira como o autor consegue aproximar-se do leitor. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também leio qualquer forma de narração e sem dúvida que a escrita do autor muda tudo. Se um autor conseguir fazer com que os leitores gostem (ou odeiem no caso dos inimigos) das suas personagens, então é um bom autor ;)

      Delete
  2. Gosto da abordagem ao tema!
    Eu gosto de ambas as utilizações. Penso que é que como dizes, depende da mestria do autor e do seu objetivo.
    Um dos factos que me levou a gostar tanto dos Jogos do Fome foi o facto de ser capaz de ver o que a Katniss via e de como ela o interpretava. E os pontos de maior drama, como o da Rue, foram mais marcantes por isso mesmo.
    Sobre o Harry Potter também concordo plenamente. Sobre Alex 9 não posso dizer nada porque não li. Sobre as Crónicas de Gelo e Fogo, penso igual, também.
    É muito interessante ver o que as personagens pensam e como agem. Acho mesmo que não era possível escrever uma história como a das Crónicas se não fosse por POV's. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo plenamente com tudo o que disseste :) se as crónicas não tivessem sido escritas em POV's acho que nem sequer existiam porque acho que é isso que torna as personagens tão interessantes (e claro, a mestria do nosso Martin). Claro que depois a escrita do autor muda tudo quanto às personagens. Se o autor souber como apresentá-las, então o livro torna-se muito mais interessante

      Delete