Wednesday 16 May 2012

Os Jogos da Fome - Crítica


Escrito por Suzanne Collins, os "Jogos da Fome" ("The Hunger Games" em inglês) contam a história de uma norte-américa futurista onde os EUA deixaram de existir para dar lugar a Panem. Panem é um país outrora dividido em 13 distritos e com uma Capital para os governar, no entanto, a alguns anos, os distritos tentaram derrotar a Capital e o seu regime autoritário mas falharam, levando apenas à destruição do 13º distrito. Como maneira de lembrar os restantes 12 distritos de que a Capital é que manda (deixem passar a expressão), foram criados os Jogos da Fome, um evento anual onde um rapaz e uma rapariga de cada distrito entre os 12 e os 18 anos são escolhidos para serem levados para a arena onde terão de lutar até à morte e onde só um pode sobreviver. Nos 74º Jogos da Fome, a irmã de Katniss Everdeen (a personagem principal) Primrose é escolhida para representar o distrito 12, no entanto, num acto de bravura, Katniss oferece-se para tomar o lugar da irmã e, juntamente com Peeta Mellark (o rapaz seleccionado) é enviada para a arena.

Só tenho uma palavra para descrever este livro: excelente. Eu decidi ler este livro depois de ouvir falar muito dele, depois de ver que tinha 4.54 estrelas no Goodreads e depois de ter visto o filme que também adorei. Por isso sabia muito bem para onde me lançava. No entanto, depois do falhanço que foi o Senhor dos Anéis, comecei a ler com baixas expectativas para depois não ficar desiludido. Mas bem que me enganei. Podia ter-me lançado para este livro com as mais altas expectativas, esperando que me explodisse a cabeça do quão bom era que o livro superaria todas as expectativas.
A maneira como o livro é contado na primeira pessoa, narrado por Katniss, faz-nos entrar na mente dela e faz-nos percebê-la melhor, conseguimos compreender os seus problemas. Existe outro livro que também é contado na primeira pessoa de uma rapariga que é uma personagem principal: Crepúsculo. Mas enquanto que o Crepúsculo é sobre uma rapariga que não sabe se deve namorar o vampiro-que-não-é-vampiro-e-que-brilha-ao-sol ou com o lobisomem-que-não-é-lobisomem-e-que-se-transforma-num-cão, os Jogos da Fome é sobre um futuro que pode acontecer, é algo muito maior do que uma rapariga indecisa, é sobre dor, sofrimento, perda, família, amizade, aventura, perigo, acção... Se tirar-mos o Peeta e o Gale do livro, os Jogos da Fome é sobre uma rapariga que tem de lutar até à morte numa arena. Se tirar-mos o Edward e o Jacob, o Crepúsculo é sobre uma rapariga que vive numa cidade onde chove muito.
Já para não falar das personagens neste livro, personagens tão reais que me fizeram rir e chorar, algo extremamente raro em mim. Adorei a Effie, a mulher que acompanha a Katniss e o Peeta até à Capital, o Peeta também é excelente e enquanto que no início desejava fortemente que a Katniss ficasse com o Gale, agora quero que ela fique com o Peeta. O Cato também é uma personagem excelente e que inspira puro ódio, assim como a Glimmer e a Clove. O Haymitch também foi uma personagem boa, mas nada de especial. E agora a personagem que me fez chorar: Rue. A pequena rapariga de 12 anos que é atirada para a arena onde tem de sobreviver. Adorei todos os momentos com ela e (SPOILER SPOILER SPOILER) quando ela morre chorei. Quando ela morre não chorei, mas nas páginas seguintes onde a Katniss se lembra de todos os momentos que passou com a Rue, aí chorei. E o facto de estar a ouvir a Safe and Sound da Taylor Swift ainda piorou as coisas.
O livro está repleto de acção e quando não há acção, ficamos agarrados às páginas mesmo assim porque todo o livro é interessante e maravilhoso e excelente. Sem dúvida que esta trilogia já está nos meus top 10 livros favoritos juntamente com Harry Potter e As Crónicas de Gelo e Fogo.

E, seja dita a sentença: 10 em 10 estrelas, um excelente perfeito, um brilhante. Um dos melhores livros que já li, acreditem. E esta crítica não fez jus ao livro. Tenho a certeza que fiz com que o livro parecesse mau, mas acreditem que é excelente.

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. One of the most amazing, exciting, brilliant and emotional books e v e r.
    Concordo absolutamente com tudo o que aqui disseste; é um livro de cortar a respiração pela maneira como a leitura nos transporta para a realidade deste mundo imaginado, nos faz viver a história escrita nas curiosas páginas, nos transmite e faz sentir todas as emoções, apenas através de palavras...( e nos obriga a ficar a ler até à uma da manhã xD )
    Também chorei com a morte da Rue ao som da Safe and Sound !!
    E, a morte do Cato, foi muito mais horrível como se descreve no livro do que no filme, apesar de essa personagem também me inspirar muito ódio...

    ''Happy Hunger Games, and may the odds be ever in your favor'' <3

    ReplyDelete