Tuesday 27 March 2012

Mais um update (e Os Livros do Lars)

Após pensar mais um bocado, cheguei a uma conclusão. Eu sei que já mudei o meu sistema de atribuição de classificação antes, mas vou ter que o mudar outra vez. Até agora tenho atribuído um total de cinco estrelas a cada parâmetro para no final perfazer um total de 25 estrelas e depois, com algumas contas, chegar a uma conclusão final que podia ir de 0 a 5. Mas hoje, quando estava a ler "O Senhor dos Anéis I - A Irmandade do Anel", comecei a pensar na crítica que ia fazer apesar de só ainda ter lido 100 páginas. E comecei a pensar e a pensar. Eu estou realmente a gostar do livro, mas não é, na minha opinião, um livro 5 estrelas. No entanto não lhe quero dar 4 porque isto é um clássico da literatura fantástica, um pilar deste género de literatura, a base de todos os livros de fantasia. Então pensei e pensei e decidi fazer uma pausa. Fui então ao blog do Lars (Os Livros do Lars e, digo desde já, que é um blog que todos os amantes de leitura devem visitar) e reparei que a classificação dele vai de 0 a 10. Assim é mais fácil de atribuir classificações porque tenho um maior leque de opções. E é isso que vou fazer. Vou alterar a minha classificação de maneira a ir até 10, tanto na classificação dos parâmetros como na classificação final.
No entanto, coloca-se mais dois problemas.
1º: sendo eu um grande fã do site Goodreads porque me ajuda a organizar as minhas leituras, também gosto de atribuir classificações lá. Mas neste site só pode ir até 5 estrelas e eu vou passar a classificar até 10. Ora, lá vou eu fazer as minhas contas e vou ter que começar a passar estrelas de um lado para o outro. Mas como disse no meu último update, as contas podem dar números decimais e por isso o que eu disse no último update quanto às casas decimais, vai-se aplicar aqui.
2º: tendo agora um maior leque de opções, não posso manter a ideia de: se tem 5 estrelas é excelente, se tem 4 é maravilhoso, etc. Então passa a ser: se tem 10 é Brilhante (B), se tem 8 ou 9 é Excede as Expectativas (E), se tem 6 ou 7 é Aceitável (A). Até aqui são classificações dentro da categoria Bons Livros. Depois existe a categoria Maus Livros: se tem 4 ou 5 é Fraco (F), se tem 2 ou 3 é Horrível (H) e se tem 1 é Troll (T). Como devem ter percebido os fãs da saga Harry Potter (a minha saga favorita), esta é a classificação atribuída nos exames de Hogwarts e achei giro adaptá-la à minha classificação :)

E pronto, já está feito o update.
Até à próxima!

P.S.: não se esqueçam de visitar os Livros do Lars: http://livros-lars.blogspot.pt/

No comments:

Post a Comment