Wednesday 4 April 2012

Ponte para Terabithia (Crítica)

Quando o filme saiu eu tinha 9 anos e ainda não percebia nada de fantasia e por isso não prestei muita atenção. No entanto, o meu irmão ficou fascinado com os trailers e com a história do filme e por isso, algumas semanas antes de sair, comprou o livro e leu-o numa tarde. Depois foi a minha vez de o ler. Mas não consegui. Ainda não conseguia apreciar livros da maneira que aprecio agora e coloquei-o de lado. Desde 2007 que o livro descansa nas minhas prateleiras e após muitas tentativas falhadas de o ler, decidi que ia lê-lo até ao fim. E assim fiz. Demorou pouco mais de duas horas a ler este livro, uma vez que é tão pequeno. Foi escrito por Katherine Paterson e publicado em Portugal pela editora "Dom Quixote". Bem, aqui fica a sinopse:
A Leslie chamou "Terabithia" à sua terra secreta e emprestou ao Jess todos os livros que tinham sobre Nárnia, para que ele aprendesse como as coisas se passavam nos reinos mágicos...
Esta é a história de uma amizade que muda as vidas da Leslie e do Jess, dois estudantes do quinto ano que acreditam que no coração do bosque existe um mundo de aventuras chamado "Terabithia". Um romance de aventuras e amizade que se transformou num clássico da literatura norte-americana.


O livro tem 3.89 estrelas no Goodreads. Devo dizer, antes de começar a avaliação dos parâmetros, que não coloco este livro na secção de fantasia, nem mesmo na secção de fantasia leve (Harry Potter e assim), mas sim na secção dos romances. O livro é diferente do filme em algumas partes e, em alguns parâmetros é melhor e noutros nem por isso (sim, esqueci-me de dizer que o livro tem uma adaptação cinematográfica chamada "O Segredo de Terabítia")
-Personagens-
As personagens não estão más, mas também não estão maravilhosas. Temos acesso a alguma história de cada personagem, ou seja, a autora conta-nos um pouco da vida do Jess e da Leslie antes do seu encontro que mudou as suas vidas para sempre. Isso é bom, porque eu gosto de saber o passado das personagens, uma vez que me ajuda a compreender um pouco mais da história. Neste livro vemos a necessidade da Leslie e do Jess em encontrarem um amigo (daí a sua amizade), vemos a necessidade do Jess em ser o melhor dos melhores na corrida, a necessidade da Leslie de arranjar companhia e um mundo diferente daquele em que habita. Também podemos ver as personagens crescer ao longo da história (principalmente o Jess). 8 em 10 estrelas para as personagens.
-Escrita-
A escrita é infantil, mas isto não é de admirar, uma vez ser um livro para crianças. No entanto, senti que a autora apressou muito a história. Fazia frases muito directas sem explicar muito o que se passava e deu a sensação que ela queria chegar aos três últimos capítulos (e que capítulos!). Havia, mesmo assim, excertos do livro maravilhosamente bem escritos e algumas mensagens espalhadas pelas páginas que me faziam pensar. Bem escrito, mas não como eu queria. Acho que se a parte da história em si fosse escrita por outro autor (não que eu esteja a dizer que ela escrevesse terrivelmente mal) ficaria melhor, mas deixava o fim para ela porque o fim... uau! No filme existem partes que não existem no livro e que eu sinto falta e acho que melhoraria muito mais o livro. As partes da acção basicamente não existem. A parte do gigante não existe, a parte em que são atacados por squorgles (acho que é assim que se chamam) não existe, a parte dos abutres peludos não existe, a parte das granadas não existe, etc, etc. 5 em 10 estrelas para a escrita.
-Cenário-
Não há muito a dizer sobre o cenário deste livro, uma vez que não é muito descrito. Gostei particularmente do Pinhal Sagrado e do castelo deles. De resto nada de especial. É-nos descrita a escola deles e as casas e a cidade, mas nada como noutros livros (como as Crónicas de Gelo e Fogo) onde tudo é contado até ao mais pequeno pormenor. 5 em 10 estrelas para o cenário.
-Ideia/Enredo-
A ideia deste livro é maravilhosa. A história de duas crianças que tentam fugir ao mundo que coloca constantemente pressão sobre eles e que tentam criar o seu próprio mundo onde tudo é mais calmo e mais simples, onde são livres e podem ver o seu mundo verdadeiro com outros olhos. Achei muito interessante poder "ver" a mente destas crianças, principalmente a do Jess quando é colocado na situação em que... é colocado no final (sem querer divulgar spoilers...) 7 em 10 estrelas para a ideia/enredo.
-Outros-
Realmente sinto falta dos elementos fantásticos que aparecem no livro e para um amante de fantasia, isso causou-me alguns problemas. Seria muito melhor poder ler as lutas maravilhosas nos filmes, mas isso não acontece. No entanto, para "substituir" esta falha, o fim foi maravilhoso. O primeiro livro que me fez chorar em toda a minha existência. Ver a frustração do Jess, ver a sua confusão e vê-lo naquela situação, sentindo-se abandonado, desamparado e triste. Um dos melhores finais que já li e um dos piores por causa da maneira como acaba. 7 em 10 estrelas para os outros elementos.

Conclusão, o livro obtém um total de 32 estrelas em 50, que corresponde a 6.4 estrelas em 10. 6 estrelas (arredondado) coloca este livro na minha categoria de Aceitável (A). Ou seja, um livro que não é fantasticamente bom, mas serve de bom entretenimento para uma tarde de Verão. Leiam, não leiam, como quiserem.

Até à próxima!

2 comments:

  1. Olá Pedro...
    Gostei da tua opinião... Como já te tinha dito anteriormente gosto bastante da tua avaliação por parâmetros, e também achei engraçado numa critica que fizeste em que classificaste os livros segundo os exames da saga do Harry Potter!
    Relativamente a este livro, não o excluo da minha lista, mas será para ler num futuro a médio/longo prazo, pois para já tenho livros bem melhores para ler!
    Boas leituras e vai continuando a dar as tua opiniões! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. São comentários como o teu que me dão vontade de continuar a fazer críticas e a ler xD

      Delete