Wednesday 4 July 2012

Segunda Temporada de "A Guerra dos Tronos" - Opinião

Apesar de este ser um post sobre uma série televisiva e não ter nada a ver com livros, achei que devia fazer uma opinião a esta segunda temporada de "A Guerra dos Tronos", uma vez que se baseia num dos meus livros favoritos: "As Crónicas de Gelo e Fogo". Produzida e emitida pela HBO nos Estados Unidos e em muitos outros países, a série passa em Portugal no canal SyFy.
Devo dizer que comecei a ler os livros principalmente devido à primeira temporada e por isso senti logo curiosidade pela segunda.

De início senti que a segunda temporada estava a ser um fracasso. A primeira ficou conhecida principalmente devido ao facto de ter seguido tão fielmente os livros. Era uma cópia perfeita em que as personagens eram iguais e os acontecimentos aconteciam na ordem cronológica correcta que o autor dos livros, George R.R. Martin, tinha estipulado. No entanto, a segunda temporada desviou-se bastante do enredo dos livros e os acontecimentos começaram a ser trocados. Elementos que apareciam no meio do livro começaram a aparecer no primeiro e segundo episódios. Algumas personagens foram eliminadas da série, como por exemplo o Jojen e a Meera Reed que aparecem logo no início do livro e nem sequer temos um vislumbre deles na série. Algumas personagens trocaram de nome como a Asha, irmã de Theon, que na série se chama Yara. Isso começou a irritar-me profundamente porque os guionistas estavam basicamente a pegar nos livros e a escrever a sua própria história.
No entanto, a performance dos actores e actrizes conseguiu atenuar esses falhanços. Principalmente o Peter Dinklage, que assume a personagem de Tyrion Lannister, que teve uma performance memorável (como já referi numa outra opinião a um episódio da série). Kit Harrington que representa Jon Snow também teve uma melhoria desde a primeira temporada, assim como a Emilia Clarke que assume a pele de Daenerys Targaryen.
Um dos momentos que vai ficar marcado na minha memória é aquando da Batalha da Água Negra que, creio, foi o episódio escrito pelo George Martin. Quando a batalha parecia perdida, Cersei Lannister leva o seu filho Tommen para a sala do trono e senta-se com ele ao colo no Trono de Ferro. E então começa a contar a história de uma leoa e a sua cria. Não sei se foi o ambiente, a representação ou a história ou tudo combinado, mas este momento foi mesmo marcante.
Outro momento marcante foi o final desta segunda temporada. Samwell Tarly e mais dois elementos da Patrulha da Noite procuram excrementos para queimarem e de repente ouve-se um toque longo do corno. Irmãos de regresso. Depois um segundo. Ataque de selvagens. E depois um terceiro. Os Outros. Na minha opinião, a maneira como os Outros foram executados ficou perfeita. A aura azul descrita no livro, o grito cortante e glacial, a pele branca e os olhos azuis como gelo. Tudo combinado fez este momento um dos melhores de toda a temporada.

No final, acho que prefiro a primeira temporada à segunda. Acho que esta segunda ficou um pouco abaixo principalmente devido à troca de acontecimentos e de nomes. Mas, como os responsáveis pela série disseram, tudo isso foi feito devido aos fãs da série que não leram os livros. Como é normal numa série cheia de personagens, há pessoas que são fãs de umas e outras pessoas são fãs de outras personagens e por isso têm de tentar pôr um pouco de todas as personagens em cada episódio para agradar a todos. Resumindo, 7 em 10 estrelas, um pouco desiludido mas no final conseguiram agradar-me.

1 comment:

  1. Eu sou um fã do Game of Thrones série, eu não perca qualquer época do ano e já faltando dois dias para começar o quinto, que emoção. Em http://www.hbomax.tv/game-of-thrones-5/ pode ver horários de programação, não pode perder, saudações.

    ReplyDelete