Tuesday 30 October 2012

Aprendiz de Assassino - Opinião

"No mercado populado da fantasia, os livros de Robin Hobb
são diamantes num mar de zircões. Toda a fantasia
devia ser assim..."
George R.R. Martin


Mais uma publicação, que se insere no género do fantástico, pela Saída de Emergência que conta com uma já vasta colecção de livros deste género na sua Colecção Bang! Desta vez vou dar a conhecer a minha opinião sobre um dos livros mais fantásticos que já li. Aprendiz de Assassino de Robin Hobb, cujo título original é Assassin's Apprentice, sendo que Robin Hobb é um pseudónimo para a autora Margaret Ogden.
O livro "Aprendiz de Assassino" inicia o leitor numa aventura que toma cinco volumes já publicados em Portugal mais cinco que contam o que acontece após o início de todos os acontecimentos. Seguimos a história de FitzCavalaria Visionário, filho bastardo de Cavalaria, o príncipe herdeiro dos Seis Ducados (reino onde a história toma lugar) que acaba por renunciar ao trono para, supostamente, afastar os olhares daqueles que lhe querem mal do seu único filho. Fitz chega a Torre do Cervo, casa da família real, ainda em criança e pouco se lembra desses tempos. Rapidamente desenvolve um bom relacionamento com Castro, o mestre dos estábulos, que prontamente o inicia na arte do cuidado com os animais. Assim, Fitz segue uma vida pacata, tratando de éguas e cavalo, cães e cadelas. Até que o Rei Sagaz o entrega a Breu, um homem misterioso de que muito poucos têm conhecimento. E é então que a vida de Fitz muda de rumo já que Breu é o "assassino pessoal" de Sagaz, aquele que afasta os indesejados ou os obstáculos para o rei. Fitz começa a aprender a fazer venenos e poções, aprende mil e uma maneiras de matar um homem silenciosamente e passa a conhecer todas as ervas que eventualmente levam à morte. Até que é lançado na sua primeira missão é escapa dela quase morto.

Primeiro de tudo tenho de colocar uma questão: por que é que eu nunca tinha lido este livro antes? Lembro-me de à cerca de 3/4 anos atrás ver este livro à venda num supermercado, olhar para ele e ler Robin Hobb. Rapidamente o pousei pois pensava ser um reconto da famosa história do Robin Hood, história que nunca apreciei. Passei então 4 anos na ignorância total. Até me ter sido sugerido diversas vezes que lê-se este livro. Depois de alguma pesquisa descobri que afinal este livro nada tem a ver com o Robin Hood e decidi, na minha visita à Feira do Livro de Lisboa, comprar este livro e a sua sequela, investindo assim cegamente em livros que nem sabia se ia gostar. Rapidamente me desapontei com eles. Após a minha chegada da Feira, lancei-me neste livro pois estava a vê-lo em todo o lado: Facebook, Goodreads, Youtube, etc. E quando cheguei à página 100 desisti. Não gostava da escrita que raramente tinha diálogo, era demasiado descritiva e aborrecida. Não estava a conseguir seguir a história nem sentia empatia pelas personagens. Pus o livro de lado e tentei fazer uma pausa e ler outros livros. Entre esses livros lidos estava "A Glória dos Traidores", um livro massivo do já conhecido George R.R. Martin. Quando acabei esse livro, pensei para mim: "Bem, tenho de ler o 'Aprendiz de Assassino' porque senão gastei 15€" e, contrariado, lá continuei a leitura.
E então, talvez por causa de ter lido "A Glória dos Traidores", talvez por me forçar a ler, descobri que este livro é mais do que maravilhoso. Não conseguia pousá-lo. Cada página que lia deixava-me ansioso pela próxima. Tremia quando Fitz sofria, sorria quando estava ao pé de Moli. Ri às gargalhadas quando aconteciam momentos estranhos (já que Fitz, no livro, está na idade da adolescência) e quase chorei quando Galeno lhe batia. Odiei profundamente Majestoso e ansiei para que Veracidade viesse ajudar Fitz. Rangi os dentes quando Castro virou as costas a Fitz, sorri quando o rapaz conseguiu usar o Talento. Senti uma mistura inigualável de emoções que se abateram sobre mim, levando-me para uma montanha-russa de sentimentos que me atingiam a cada palavra. A escrita que, apesar de bastante descritiva é muito cativante, deixando-nos entrar na mente de Fitz. Finalmente compreendo a paixão que algumas pessoas que conheço sentem por este livro. É simplesmente genial. As reviravoltas que dá com a facilidade de um piscar de olhos, os momentos de perigo e quase morte. Já para não falar que adorei os textos no início de cada capítulo que nos dão a conhecer um pouco mais dos Seis Ducados.
Não sei como continuar a descrever o quão maravilhoso este livro foi. Simplesmente posso dizer que me apaixonei por ele e vou ter uma luta bastante difícil comigo mesmo para ler outros livros em vez da sequela. Só espero que os livros que se seguem sejam tão bons ou melhores que este. Primeiro desilusão, depois paixão. Acho que o ditado está correcto, primeiro estranha-se, depois entranha-se...

5 em 5 estrelas, um Brilhante, isso não há dúvida nenhuma! Para quem ainda não leu este livro, o que estão a fazer?

Até à próxima e... boas leituras!

P.S.: Esqueci-me de mencionar o Bobo, uma personagem bastante interessante e que espero ver mais vezes nos próximos livros.
P.S.S.: Esta opinião está um pouco incompleta (falta mencionar várias coisas como o Talento, o Ferreirinho, os Forjados, os Navios Vermelhos, o Povo da Montanha, etc.) mas esta história é de tal maneira complexa que seria impossível falar de tudo.

1 comment:

  1. Este livro é muito bom mesmo, genial! Pode ser difícil entrar no seu mundo mas a partir de que me envolvi na estória não consegui pousar o livro! Já li o segundo e olha que também é muito bom ;)
    Gostei da tua review :)

    [howtoliveathousandlives.blogspot.pt]

    ReplyDelete