Monday 19 March 2012

O Atlas Esmeralda (Crítica)


O Atlas Esmeralda é lançado em Portugal pela Porto Editora é um livro de aventura para crianças escrito por John Stephens e é o primeiro livro deste autor, fazendo parte de uma trilogia intitulada de Os Livros da Origem. Conta a história de três irmãos, Kate, Emma e Michael que foram arrancados da cama a meio da noite de Natal. A partir daí passaram a sua vida a saltar de orfanato em orfanato sem terem casa permanente. Até que chega uma senhora ao orfanato actual e quer adoptar os três irmãos. No entanto, Emma e Michael comportam-se indevidamente e a senhora perde todo o interesse. Assim são mandados para outro orfanato. Um orfanato estranho, diferente e sombrio que esconde um grande segredo. Devo referir que este livro implica viagens no tempo.
No Goodreads têm 3.83 estrelas em cinco.
-Personagens-
As três personagens centrais são três irmãos, Kate, Emma e Michael e apesar de serem apenas crianças, são mais complexos do que aparentam. A Kate foi incumbida a tarefa de cuidar dos seus irmãos e tornou-se na figura maternal dos três, tentando protegê-los de qualquer mal. Emma é a rebelde do grupo, revoltada por não se lembrar dos pais e por ter uma vida atribulada, os seus comportamentos podem levar a situações mais negras (!!!). E Michael é o sabichão e apaixonado por anões e que mais tarde explica esta sua paixão. As outras personagens (Dr. Pym, sábio e mágico, a governanta, cómica e impaciente, os anões, o Gabriel, corajoso, etc.) preenchem estas páginas com as suas pequenas histórias e aventuras. No entanto, a personagem que mais me impressionou foi a Condessa que aparece como "má da fita". Primeira vez que vejo uma mulher no papel negro e tão poderosa e gananciosa (sem contar com Cersei da Guerra dos Tronos). Por isso, 1 em 1 estrela para as personagens.
-Escrita-
A escrita neste livro não tem muito que se diga. É simples e fácil de compreender, o que é uma vantagem. Não tem muita descrição, mas mais diálogo e acção. Não nos podemos esquecer que foi escrito para crianças e no entanto é uma escrita que não cabe no bloco das escritas infantis do tipo "a vaca faz muuuu" nem no bloco das escritas maravilhosamente bem feitas do tipo "Crónicas de Gelo e Fogo", mas sim no bloco da escrita boa mas não maravilhosamente boa do tipo "ele saltou sobre a pedra com a lua a reflectir nos seus cabelos" (percebem? é complicado, eu sei). Mais 1 estrela em 1 para a escrita.
-Cenário/Lugar onde se passa o livro-
O livro passa-se em Cambridge Falls uma aldeia estranha e bela sem crianças e com segredos terríveis por desvendar. Também não há muito para se dizer sobre o local, uma vez que varia um bocado (desde o palácio da Condessa às cidades dos anões), mas no geral todos os lugares eram interessantes e intrigantes. Mais 1 estrela em 1 para o cenário.
-Ideia/Enredo-
Como é que nunca ninguém se tinha lembrado de pegar no tempo e no espaço, em crianças, num mau da fita e num pouco de magia, juntar tudo e escrever um livro? Por que é que ninguém se lembrou? Viagens no tempo. Quem não gosta disso? Magia. Quem não gosta disso? Irmãos e as suas aventuras. Quem não gosta disso? Criaturas demoníacas convocadas por uma mulher malvada. Quem não gosta disso? A ideia deste livro é das mais originais que alguma vez li e foi isso que me manteve preso à leitura. Quem não gosta disso? Obviamente 1 em 1 estrela para a ideia.
-Outros-
Os Guinchos. Oh, os Guinchos! Uma espécie de Dementors mas com espadas e que soltam gritos. E anões. Oh, os anões! Criaturinhas pequenas que estão simplesmente apaixonados pela actividade mineira. E livros que transportam as pessoas para outros lugares e outras alturas. E labirintos e magia e tudo tudo o mais. E mistério e romance e uma personagem maléfica que só apetece estrangular e sufocar até nunca mais se mexer (a Condessa, como é óbvio). E por falar em óbvio, 1 em 1 estrela para outros.

No total a soma dá cinco estrelas para este livro. E não, não estou a gozar. Este livro foi um dos melhores que já li. Agarrou-se de tal forma a mim que nunca mais o larguei. Li-o em três dias e só vos digo que simplesmente é genial. Apesar de ser para crianças... Não admira que tenha demorado 4 anos a escrever...

1 comment:

  1. OI gente eu AMOOOO O Atlas Esmeralda tenho a parte 1, porém nunca encontrei a parte 2 em nenhuma livraria, vcs podem me indicar aonde eu posso encontrar a parte 2? porque eu não aguento mais esperar e gostaria de parabenizar a vc Jonh, que tem os melhores livros juvenis...
    HI guys I loooove The Emerald Atlas have part 1, but never found the part 2 in any bookstore, you guys can show me where I can find the part 2? because I can not stand to wait and would like to congratulate u John, who has the best children's books ...

    Thanks, Bruna. ( I am from Brazil)

    ReplyDelete